quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Opiniões sobre Sword Art Online: Ep. 6~8

E aí gente, tudo certo? Agora que eu voltei a ativa, tenho mais um texto para escrever. Vou falar de Sword Art Online hoje para tirar o atraso de três episódios. Não reparem que eu irei resumir cada episódio, afinal, se fosse para falar bastante sobre cada um, o texto ficaria gigante...



Olha, a Kushina aparec... Opa, desenho errado.

No 6º episódio da série, continuamos na mesma época do anterior, tentando resolver o mistério do PK dentro de áreas seguras. Achei muito interessante essa história que bolaram, o drama conseguiu cair bem no SAO, e o uso de mecanismos do jogo para conseguir criar as mortes foi bastante inteligente. Após a morte de Yoruko, Kirito e Asuna se separam de Schmitt, e ficam pensando no que poderia ser a chave do mistério. Após algumas cenas rápidas, Kirito tem uma epifania e explica para Asuna o que aconteceu de verdade: Ninguém morreu nem foi atingido por um fantasma ou coisa do tipo, Kains e Yoruko forjaram suas próprias mortes para assustarem Schmitt e ele revelar que foi o causador da morte da Yuuko. Mas o que eles não contavam é que a culpa não era dele...

Não quero me prender a ficar narrando o episódio, mas quis explicar até aí para explicar como Kains e Yoruko conseguiram enganar a todos. Previamente eles perfuraram suas vestimentas com uma arma, para a durabilidade das mesmas irem caindo até a hora de desaparecer, como qualquer outro item dentro do jogo. Neste momento, eles teleportavam para parecer que tinham sumido junto com os equipamentos, a passar a noção de que tinham sido executados dentro de uma área segura. Sensacional, não? Conseguiram unir uma característica de MMO com mistério para formar uma ótima história de suspense dentro do anime. A única coisa que não fez muito sentido foi eles terem conseguido fincar a arma na própria roupa, já que num momento quando Kirito tenta atacar um jogador misterioso na cidade, as armas não chegam nem a encostar nas roupas do indivíduo, já que foram repelidas antes pela proteção contra PvP do local. Mas não é nada que eu não possa ignorar e que vai estragar a experiência que eu tenho tido até agora.


MOMENTO DRAGÃO ÉPICO, FUJAO!!!!1!

Eu não deveria escrever nada deste episódio, a imagem já diz tudo: DRAGÕES! Os seres mais amados (e ao mesmo tempo odiados) por qualquer jogador de RPG finalmente fizeram uma aparição no SAO (não vou considerar o Pina... Era um protótipo ainda), sendo da melhor maneira possível: No nível de um chefe. Kirito enfrentou-o, pois queria obter um raro minério para fazer uma nova espada, com a ajuda de uma ferreira chamada Elizabeth. Graças a esta trama, conhecemos mais um lado do jogo: A forja de materiais.

Estou achando interessante este caminho do anime: Todo episódio eles tentam mostrar um pouco da interação entre Kirito e outros personagens, mostrando outros indivíduos e tentam juntar esta socialização com algum novo elemento do jogo, explicando melhor como funciona o mundo que todos estão presos. Simples, porém bem utilizado.

Voltando a forja... É uma das possibilidades que eu mais gosto de MMORPGs, curto muito ter a capacidade de juntar materiais e fazer armas/armaduras resistentes e melhores do que podemos encontrar por aí. Pena que na maioria dos jogos que eu joguei as armas de chefes raros eram melhores do que a arma mais potente de um ferreiro. A única exceção que lembro agora foi de um jogo de gameboy advance, aonde você era um aluno de uma escola de ferreiro, e só podia usar armas feitas por você mesmo. O nome dele era... Summon Night: Swordcraft Story (as reticências não foram para enfeite, eu parei de escrever o texto por um tempo para lembrar qual era o nome)! Se tiverem oportunidade joguem, pois é muito legal, mesmo tendo quase 10 anos desde que saiu (é de 2003). Acabei falando mais das minhas "experiências com forja" do que do episódio em questão... Mas não tem muito o que falar, já que o sistema é bem similar com o de jogos reais: Você junta materiais (normalmente minérios) e os usa para tentar criar uma arma.

E, para terminar e deixar este texto mais confuso, vou falar novamente sobre dragões, ao invés de seguir um fluxo consistente de parágrafos (isso que dar ir escrevendo conforme as coisas vão aparecendo na minha mente). Apesar de não ter durado muito, foi uma luta muito boa, com ótimos movimentos. A modelagem 3D do dragão, no momento em que ele aparece, é de cair o queixo. Definitivamente este anime está conseguindo mostrar para todos como os jogadores se sentem dentro de um jogo... Quem nunca se imaginou numa cena do nível das que Kirito tem passado enquanto via os pixels do seu jogador encostar na de um monstro para reduzi-lo a pó? Um amigo meu até comentou comigo quando eu apresentei SAO para ele que o anime tinha deixado-o com vontade de jogar um MMORPG. Pena que a experiência de ficar na frente do computador não chega nem perto do que nós temos visto na televisão... Quem sabe até 2022.


Pensei em escrever "O choque de dois grandes jogadores!" aqui, mas acho que não ia ficar muito legal... Desisti.

Para completar, vamos comentar o último episódio que saiu. No início, temos um comentário de Kirito sobre o SAO: Ele pensa no tempo que já passou ali dentro, que chegou a completar 2 anos. Após todo esse tempo, nosso "herói" continua sendo o mais forte, estando sempre a frente dos outros jogadores que estão desbravando os andares do mundo para conseguir sair. Sinceramente? Eu acho que no final será revelado que eles nunca passaram todo esse tempo no jogo, e que a passagem de tempo foi uma ilusão na mente deles. É difícil acreditar que com o passar de 730 dias, ninguém descobriu uma maneira de desativar o jogo e/ou os equipamentos que prendem todos a este mundo virtual.

Numa das vasculhadas de Kirito pelo SAO, ele encontra um animal raro, e adquire um item raríssimo, para ser cozinhado e fazer uma bela refeição. No decorrer da historia, ele se encontra com Asuna e vai para a casa dela provar o alimento, já que ela tinha um nível de culinária suficiente para não estragar o item durante o preparo. Este acontecimento se desenrola pela maior parte do episódio, e junto com o comentário do início do episódio nos ajuda a entender como tem sido a adaptação e aceitação dos jogadores a esta vida falsa que eles estão tendo. É engraçado (mas também lógico) pensar que algumas pessoas se acostumaram a nova vida, e não querem mais voltar ao mundo real... Mas nem por isso os jogadores da linha de frente vão deixar de terminar o jogo, mesmo em número reduzido... Quero só ver o final da saga!

Antes de finalizar os comentários deste episódio, vou deixar um aviso: No próximo episódio devemos ter mais uma luta com chefe, visto como terminou esse último... Não deixem de assistir!


Bem galera, espero que tudo que eu escrevi aqui passe uma boa idéia do que foi para mim assistir esses episódios de maneira seguida, e também torço para que vocês comentem aqui no blog sobre o que vocês pensaram de alguns pontos que eu citei. Se possível, compartilhe este texto (e o blog) com outras pessoas que gostam de animes/mangá, e para quem quiser uma opinião sobre o que eu falo por aqui. Conto com vocês! Tenho acompanhado as visualizações do blog, e tenho gostado do vi: Uma média de 25 views por texto. Um número modesto, mas para quem começou isso aqui a pouco tempo e que faz propaganda bem pequena, é algo sensacional. Obrigado pelo apoio, vocês são dez!

Um abraço e até o próximo texto.

4 comentários:

  1. O episódio 6 (ultimo do arco de mistério) foi bem interessante e acho que o mistério ficou bem construido e com uso muito bom dos elementos de MMO para construí-lo. Acho que o fato deles terem conseguido usar um arma na sua própria roupa é que eram eles mesmos, então a proteção contra PvP em área segura não agia. SAO continua o mesmo: épico.

    Qualquer anime que tenha dragões é épico e como SAO já é épico fica melhor ainda. O pouco de luta que houve com o dragão foi muito bem feita. Mostrar as forjas também foi bom para manter a cota de adição de elementos de MMO no anime e também mostrou um pouco dos níveis de resistência das armas e que se houver uma discrepância muito grande a mais forte quebra a mais fraca. O aspecto de romance que teve nesse episódio também foi muito bom, tudo isso distribuído muito bem em 25 minutos.

    Já eu acho que é bem possível que ninguém tenha descoberto ou seja muito arriscado, já que qualquer desligamento do jogo pode matar todos que estão jogando presos em SAO, acho que isso que está acontecendo no mundo real, esse conflito. O episódio mais recente teve mais um ponto de SAO: a vida dentro do jogo e como os jogadores lidam com isso e é sempre bom ver o Kirito e a Asuna juntos, são muito overpower. XD Próximo episódio promete mais até que os anteriores, batalha com um chefe iminente!

    SAO deve ser o melhor do ano e por enquanto não penso no final dele, vou só curtir o máximo possível. :D

    ResponderExcluir
  2. como funciona a passagem de tempo em Sao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O tempo corre normalmente, mas eles dão pulos a cada episódio ou até dentro dele, podendo ser de alguns dias até meses.

      Excluir
  3. vcs n acharao estranho as apariçoes de personagens q morrerao como se estivessem la ???

    ResponderExcluir